A crise alimentar agravada pela pandemia da Covid-19 exige respostas solidárias e urgentes de todos os atores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta plataforma visa fortalecer a troca de informação, promover intercâmbios de conhecimentos e construir parcerias estratégicas para mitigar estes impactos na CPLP, através da promoção de sistemas alimentares sustentáveis.
Para implementar estas ações, contamos com a participação dos governos, do setor privado, da academia, dos agricultores familiares, da sociedade civil e de parceiros para o desenvolvimento. Junte-se a nós!
Confira os impactos da crise da Covid-19 em todos os países da Comunidade de Língua Portuguesa por meio de documentos oficiais, planos de contingência e últimas notícias da imprensa!
Assista ao ciclo de webinars, em que discutimos sobre os planos de contingência em curso e como facilitar a cooperação entre os países da CPLP para desenvolver sistemas alimentares sustentáveis e resilientes.
Buscamos parcerias com instituições, governo, academia, agricultores familiares e sociedade civil. Um grande número de organizações tem vindo a aderir à Plataforma. Faça parte desta rede!
“A Covid-19 resultou num aumento de famílias em insegurança alimentar e com maiores dificuldades em aceder a uma alimentação suficiente (…) As mulheres são um dos grupos mais vulneráveis à pandemia (…) primeiro por terem vínculos mais precários e porque são a maioria nos setores mais afetados” (FIAN Portugal, questionário julho 2020)
Durante cerca de quatro meses, mais de 500 organizações dos países de língua portuguesa foram mobilizadas para participar nos intercâmbios de informação e conhecimento sobre o cenário atual e futuros desafios no âmbito da crise alimentar nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Este relatório, coordenado pela ACTUAR, é fruto desta iniciativa de cooperação que contou com a participação de representantes de todos os países da CPLP e com um questionário direcionado para a compreensão dos impactos da Covid-19 nestes países a fim de construir ações para promover sistemas alimentares mais equitativos e resilientes.
Este processo de intercâmbio pretende-se vivo e contínuo de forma a acompanhar a evolução da pandemia nos diversos contextos da CPLP!
ao subscrever, o usuário concorda com nossa política de privacidade. saiba mais aqui.