Covid-19 e caminhos para a construção de resiliência

A atual pandemia atinge já todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. As consequências de uma crise alimentar sobre a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável podem ser dramáticas. Importa discutir os planos de contingência em curso e como facilitar maior cooperação entre os países para enfrentar esta crise!

Data e Hora

19 maio 2020

15h00 – 17h00
(hora de Lisboa)

Local

Webinar Online

Convidados:

Fernando Pacheco – Angola
Licenciado em Agronomia em 1974 pela antiga Universidade de Luanda, tem mais de 40 anos de experiência profissional e é especialista em agricultura, desenvolvimento rural e local, desenvolvimento comunitário e políticas agrícolas e sociais em Angola. Membro do Conselho da República angolano.

João Mosca – Moçambique
Doutor em Economia Agrária e Sociologia Rural (1993) pela Universidade de Córdoba, Espanha e agregado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Lisboa (1997). Professor Catedrático. Investigador na Universidade Politécnica de Maputo, Investigador convidado do Centro de Estudos para África e Ásia na Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG). Investigador principal e Director executivo do OMR – Observatório do Meio Rural – Moçambique

Miguel de Barros – Guiné-Bissau
Sociólogo pelo Instituto Universitário de Lisboa. Membro do Conselho para o Desenvolvimento da Investigação em Ciências Sociais em África. Diretor executivo da organização não governamental Tiniguena (Guiné-Bissau), fundou também a Corubal, cooperativa de divulgação de obras científicas e culturais no país. Foi eleito pela Confederação da Juventude da África Ocidental (CWAY) a personalidade mais influente do ano de 2018. Recebeu o prémio humanitário Pan-Africano de Excelência em Pesquisa e Impacto Social.

Elisabetta Recine – Brasil
Docente e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília. Ex-Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil. Membro do Painel de Alto Nível de Especialistas da FAO para Nutrição e Sistemas Alimentares. Linhas de pesquisa e atuação: políticas públicas de alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional, direito humano à alimentação adequada, educação alimentar e nutricional e formação profissional.

Xavier Mendes – São Tomé e Príncipe
Agrónomo, ex-Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe e ex-Ministro do Comércio, Indústria, Turismo e Pescas. Ex-representante do Mecanismo dos Parlamentares no Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Diretor do Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica (CIAT) de São Tomé e Príncipe.

 

Moderação:

Francisco Sarmento
Doutor em ciências sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ex-representante da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) em Portugal e junto da CPLP. Ex-Diretor Internacional da Área de Segurança Alimentar na ActionAid.

Assista o webinar completo